Publicidade

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Única unidade de coleta de leite de São José dos Pinhais será fechada


A única unidade de coleta de leite materno de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será fechada na sexta-feira (31). O centro de lactação é mantido por uma Ong, a Associação de Proteção a Maternidade, Infância e Família (Ampfi) e pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O centro também é parceiro do banco de leite do Hospital de Clínicas de Curitiba (HC). De acordo com a chefe do banco de leite do HC, Celestina Grazziotin, o principal motivo para o fechamento é a redução da verba direcionada pela administração municipal. 

Segundo Celestina, a unidade funciona há aproximadamente quatro anos e foi criada pela Ampfi. Ela afirma que, na ocasião, a Ong procurou o Hospital de Clínicas para o desenvolvimento de um projeto para auxiliar na coleta de leite. "O HC fez o projeto de uma sala reservada para a coleta e faz um trabalho de assessoria ao centro, com capacitação dos profissionais que atendem as mães", diz.

Celestina afirma que, com o trabalho do centro, o HC recebe cerca de 20 litros de leite por mês, o que é suficiente para amamentar cerca de 20 crianças. Ainda segundo ela, atualmente a unidade conta com 30 doadoras cadastradas.

Um dos serviços já suspensos pela falta de dinheiro da unidade foi a coleta em domicílio. "Uma vez por semana, os profissionais iam até a casa das doadoras para buscar o leite retirado durante a semana", explica. As coletas no centro ainda serão realizadas até sexta-feira.

Ainda de acordo com a chefe do banco de leite, além do trabalho de coleta de leite, o centro de lactação também atende mães com dúvidas ou dificuldades na amamentação. "Este serviço também será cancelado, pois o dinheiro oferecido pela prefeitura não será suficiente para pagar os salários dos enfermeiros e técnicos", afirma.

Para não perder todas as doações, o HC fará a coleta em alguns bairros de São José dos Pinhais, que sejam mais próximos de Curitiba.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de São José dos Pinhais, porém, até a publicação da reportagem, não teve um retorno com o posicionamento da administração municipal sobre o assunto.

Banco de leite
O banco de leite do HC trabalha com a coleta de leite no próprio hospital e, também, em domicílio, porém, a principal dificuldade é a coleta em toda Região Metropolitana de Curitiba. "Temos grande demanda nestas regiões, mas levamos horas para buscar. Se contássemos com serviços de coleta em mais municípios, teríamos um número maior de doadoras", afirma.

Além disso, Celestina informa que, em São José dos Pinhais, já houve aprovação para a construção de um banco de leite, contudo, por falta de dinheiro, não foi concluído.

O banco de leite do HC atende a crianças prematuras internadas em Curitiba, na Região Metropolitana da capital e em todo o Paraná, quando necessário.

Foto: Divulgação
Fonte: G1 PR

Um comentário:

  1. mais uma demonstração da ingratidão deste prefeitinho setin para com o povo trouxa que o elegeu

    ResponderExcluir