Publicidade

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Volume de água cai na Represa do Vossoroca e fica a 15% do normal

Volume de água da Represa do Vossoroca, na Região de Curitiba, está abaixo do normal devido ao tempo seco que atinge o estado 

O volume de água na Represa do Vossoroca, na BR-376, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está abaixo do normal devido ao tempo seco que atinge todo o Paraná. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o volume de água caiu e está a 15% do normal. A represa abastece a Usina de Chaminé, em São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana da capital paranaense, e, segundo a Copel, a geração de energia já foi reduzida para evitar o esvaziamento da represa. Portanto, o nível da água no local não deve ficar menor do que foi observado nesta terça-feira (28).

Como a Usina de Chaminé é pequena, não existe risco de apagão ou falta de energia por causa do baixo nível de água na Represa do Vossoroca, conforme a companhia. A Copel informou que o nível na represa se mantém estável há uma semana – está em 805 metros de altitude, sendo que, o mínimo operativo é em 800 metros e, o máximo, em 814,9 metros.

As usinas maiores também estão com o volume mais baixo, perto da metade, porém, segundo a Copel, a situação é tranquila. Contudo, a orientação da Copel é para que o consumidor use a energia elétrica de uma forma responsável, principalmente nos horários de maior consumo, que tem sido no período da tarde, das 14h às 18h, que é o horário mais quente e quando as pessoas usam mais o ar condicionado e o ventilador, por exemplo. Uma dica da Copel é que as pessoas não usem o ar condicionado com a janela aberta, pois gasta mais energia.

Foto: Rubens Vandressen / RPC TV
Fonte: G1 PR

0 comentários:

Postar um comentário