Publicidade

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quarta (26), recomeça campanha de doação de sangue em SJP

"Após transfusões me sinto 50% melhor", diz Franciele. 

Por meio de ações de divulgação via o PautaSJP.com, de 2012 a 2013, houve cerca de 25% de aumento na doação de sangue no ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que fica estacionado nas últimas quartas do mês no Hospital Municipal São José dos Pinhais. A iniciativa intitulada “Faça do seu dia mais um dia de alguém” é apontada pelo órgão do governo do Estado como referência entre as unidades móveis de coleta. Para esta quarta (26), de acordo com o Hemepar,o voluntariado são-joseense pode contribuir com a doação do sangue tipo O Negativo, que está em falta nos estoques. 

Ano passado, a mobilização chegou a ser semi-finalista do Prêmio Protagonistas 2013 Gazeta do Povo / GRPCOM. Após muitas reportagens com a participação de dezenas de voluntários, o PautaSJP.com trouxe a história de quem recebe sangue, como Franciele Franzoni, de 27 anos, que uma vez por mês sai da cidade de Laranjeiras do Sul para a transfusão. 

Franciele é atendida no ambulatório de Curitiba. Ela viaja de ônibus quase seis horas para o tratamento que demora um dia inteiro até o Hemepar. Como outros pacientes que também fazem a transfusão mensal, ela possui Talassemia Major, doença hereditária que gera deficiência na hemoglobina causando anemia e outras dificuldades fisiológicas.

“A minha atual preocupação é a osteoporose, então tenho que me cuidar para não cair porque a recuperação óssea seria muito lenta. O período que me sinto mais cansada é a partir de uma semana antes da transfusão, mas, de uma maneira geral, consigo viver com certa tranquilidade”, conta Franciele Franzoni, que destaca a importância do voluntariado.

“Só tenho a agradecer a quem participa das doações no Hemepar. A gente diz que é igual a colocar gasolina no motor. Eu agendo vários compromissos nos dias após a transfusão porque me sinto 50% mais disposta”, fala Franciele, que começou a receber sangue quando tinha seis meses de idade. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário