Publicidade

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Vereadores recebem taxistas para discutir projeto de lei


Os vereadores reuniram-se, na manhã desta terça-feira (24), com taxistas e representantes de rádio táxis e prefeitura de São José dos Pinhais. O tema da reunião foi o projeto de lei apresentado pelo vereador Aílton Fenemê, no último dia 12, que altera alguns critérios para o exercício dessa atividade no município.

Na proposta que está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara torna-se facultativa a filiação a rádio táxis, o que atualmente é obrigatório. Além disso, os taxistas optarão por aceitar ou não cartões de crédito e será liberada a adesão a aplicativos de celular.

No entanto, a classe está dividida em relação ao projeto, pois, de acordo com o representante de uma parte dos taxistas, Claudinei Franco, os profissionais querem a modificação na lei atual para dar mais agilidade no serviço e liberdade aos trabalhadores. “Há três rádio táxis no município e cada taxista paga o rateio de 398 reais por mês. O número de carros aumentou com a licitação, ou seja, o serviço diminuiu para cada um, mas a taxa continua a mesma”, explicou.

Já os representantes das cooperativas declaram que a maioria da classe é contra a aprovação do projeto. “Não somos contra os aplicativos, porém, para serem seguros devem ser regulamentados pelo município, pois, qualquer carro e qualquer pessoa pode se cadastrar e isso incentiva a pirataria”, disse André Paris, um dos representantes das rádio táxis.

Após a colocação do ponto de vista de cada lado, o vereador Aílton Fenemê sugeriu que o artigo que desobriga os taxistas a utilizar o cartão de crédito seja suprimido, já que é uma necessidade dos usuários. “Também gostaria de solicitar que, após a análise do projeto, uma lista circule entre os profissionais para sabermos o que a maioria deseja, já que a classe está dividida”, afirmou o 2º secretário do legislativo.

Demais vereadores também deram suas opiniões e sugestões sobre a questão. A representante da prefeitura, Jéssica Assunção, colocou-se a disposição de taxistas e vereadores para eventuais dúvidas sobre os contratos e obrigatoriedades. O projeto segue sob a análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário