Publicidade

quinta-feira, 31 de julho de 2014

“Faça do seu dia mais um dia de alguém” completa dois anos

Danielle Paes e Solana Caetano foram ontem (30) ao ônibus para participarem da ação

No começo de 2012, matéria veiculada pelo PautaSJP.com tratava da falta de voluntários no ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que estaciona nas últimas quartas de cada mês no Hospital São José dos Pinhais. A queda no volume, também em outras cidades metropolitanas, aconteceu porque a unidade móvel, com a saída de médicos do Estado do serviço, teve que migrar para dentro do hospital e ninguém ficou sabendo. Por meio de reportagens e propagação no Facebook do site de notícias, a Campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” aumentou mais de 25% a participação, de acordo com dados do Hemepar. 

Parcerias foram criadas com empresas e instituições como os clubes de Rotary da cidade e a Subseção São José dos Pinhais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. Ano passado, a ação foi semi-finalista do Prêmio Protagonistas Grupo GRPCOM (TV RPC/Jornal Gazeta do Povo). 

Ontem (30), estiveram no local 93 doadores, incluindo muitas pessoas que doavam pela primeira vez na cidade e na vida. “Morava em São Paulo e fui perguntando sobre doação e deu certo de comparecer aqui hoje. Para mim, é um ato de consideração com o próximo”, comentou a representante comercial Solana Caetano. 

Ao acompanhar a esposa grávida durante exames no hospital, Francismar Bernardi ganhou coragem para doar. “Para quem está passando pelo hospital é uma oportunidade de colaborar. Tenho medo de agulha mas me falaram que a picada não é tão doída”, disse Francismar Bernardi.

A contadora Angela Roberta Pinto soube que sua categoria é uma das que mais contribui no voluntariado, pois um dos pontos de sucesso da ação é o envolvimento das classes. Dia 22 de setembro é o Dia do Contador e tradicionalmente muitos contabilistas comparecem no ônibus. “Que bom que meus colegas estão ajudando. A falta de tempo não é justificativa como já escutei pois quem trabalha em apenas um turno pode se programar”, falou Angela Roberta Pinto. 

A próxima visita do Hemepar será em 27 de agosto. O atendimento no estacionamento do hospital, localizado na Rua Paulino Siqueira Cortes, nº 2304, é das 8h às 11h30 e 13h às 16h30, com intervalo de almoço dos servidores das 11h45 às 12h45h. 

Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura. Diarréia: aguardar 7 dias após a cura. Durante a gravidez. 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Tatuagem nos últimos 12 meses. Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada). Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias. Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses). 

Impedimentos definitivos
Hepatite viral após os 10 anos de idade. Diabetes insulinodependente. Epilepsia ou convulsão. Hanseníase. Doença renal crônica. Antecedentes de Neoplasias (Câncer). Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador que dá direito a desconto de 50% em eventos culturais, como shows e peças de teatro, durante seis meses a partir da data de participação na coleta.

Informações
Contato da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil São José dos Pinhais https://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário