Publicidade

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Motoristas fazem vigília em frente à prefeitura de São José dos Pinhais

Motoristas fazem vigília em frente à prefeitura

Conforme decisão deliberada durante a assembleia realizada na sede do Sinsep no início deste mês (02), os motoristas do município realizam desde a manhã de hoje (23) uma vigília em frente à prefeitura. A vigília é um momento de preparação para a reunião que a comissão de negociação da categoria terá com o prefeito Luiz Carlos Setim.

Os motoristas do município estão em estado de greve desde o dia 02 deste mês. A decisão foi tomada em assembleia com a presença e anuência de vários servidores.

O prefeito se comprometeu em receber os servidores ainda no dia de hoje para apresentar propostas relacionadas ao reenquadramento da categoria – que há anos reivindica mudanças no modelo de qualificação de níveis dos servidores. No fim da tarde de hoje, será realizada no Sinsep outra assembleia para que os trabalhadores decidam sobre os rumos do movimento.

Apesar da importância da reivindicação e do momento de mobilização, muitos servidores se sentiram intimidados pelo modo que a prefeitura vem conduzindo as negociações. Independente de qualquer tipo de pressão, a comissão foi orientada e deve apenas receber as propostas. A decisão final deverá ser tomada em assembleia, com a presença dos demais motoristas.

Antônio Lopes é um dos motoristas que participaram da vigília e – assim como os outros – está bem atento aos rumos da mobilização. Há 14 anos na prefeitura, Antônio é um dos servidores indignados e prejudicados pela atual forma de qualificação da categoria.

“Nossa luta é justa. Tem colegas de trabalho que entraram há pouco tempo no serviço e já recebem remuneração maior que a minha. Na prática, essa é uma situação que desestimula o trabalhador. A gente fica chateado. Não é certo”, desabafa o motorista.

De acordo com as últimas informações dos servidores, a reunião com o prefeito acontece neste momento (16h), mesmo sem a presença de alguns membros da comissão.

Entenda o problema

Para ingressar como motorista, exige-se o ensino fundamental e carteira de habilitação categoria C. Como previsto, a cada dois anos o motorista pode subir um (1) nível de progressão simples e até 14 níveis por progressão qualificada – caso apresente um grau maior na carteira de habilitação, por exemplo.

Como em 2012 foi atendida a reivindicação de elevar o vencimento inicial de todos os motoristas do nível 21 para o 34, muitos motoristas novos foram beneficiados automaticamente com um acréscimo de aproximadamente 30% nos vencimentos, além de ainda poderem apresentar a habilitação D e E para receber os pontos da progressão qualificada. Para esses trabalhadores a mudança foi sim um grande negócio.

Entretanto, a maior parte dos motoristas mais antigos – cerca de 180 no total – já havia apresentado carteira de habilitação D e E e não foram reenquadrados proporcionalmente ao novo vencimento inicial. Com isso, muitos servidores antigos viram os colegas mais novos – com bem menos tempo de serviços prestados à comunidade – obterem rapidamente aquilo que eles mesmos levaram muitos anos para conquistar. 

Fonte: SINSEP

0 comentários:

Postar um comentário