Publicidade

quarta-feira, 18 de março de 2015

Por que São José dos Pinhais é uma cidade mais velha que Curitiba?

Os ícones religiosos e turísticos dos municípios: Catedral de SJP e a de CTBA

Uma pequena diferença intriga as pessoas quanto a formação das cidades de São José dos Pinhais e Curitiba. Depois de amanhã, 19 de março, a comunidade são-joseense completa, com base no Dia do Padroeiro São José, 325 anos. Em 29 de março, a Capital chega aos seus 322 anos. A historiadora Maria Angélica Marochi explica, via o PautaSJP.com, sobre a fundação das duas localidades vizinhas separadas na linha do tempo por apenas três anos. 

“Existe no ar um certo orgulho dos moradores de São José dos Pinhais em comentar sobre esta diferença de data quanto ao início das cidades. A colonização ou a ocupação do espaço dos dois locais ocorreu mais ou menos ao mesmo tempo. Eram pessoas em busca de ouro que começaram a receber pedaços de terras (sesmarias), onde foram se estabelecendo. Porém, a nossa emancipação política veio bem mais tarde”, diz a escritora de vários livros sobre São José dos Pinhais. 

“No caso de São José dos Pinhais, em 1690, ocorreu a inauguração da Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, pelo padre João da Veiga Coutinho, um religioso que era proprietário da Fazenda Água Bellas e Fazenda Capocu, duas extensas propriedades em terras são-joseenses. O dia e o mês em que isto ocorreu não ficou registrado em documentos ou, se ficou, este documento ainda não foi encontrado. A partir do momento dessa inauguração pode-se dizer que temos uma ocupação do espaço por parte dos colonizadores portugueses de uma forma oficial”, avalia Maria Angélica.

Na época, a Igreja Católica e o governo Português possuíam uma aliança e todo registro de batizado, casamento e óbito eram considerados oficiais pelo governo. “O representante da igreja, o padre Coutinho, era um funcionário do governo português e teria sido ele a primeira autoridade pública do local. É importante lembrar que em 1690 não houve a criação de uma vila, município e muito menos cidade. Do ano de 1721, até 8 de janeiro de 1853, éramos a Freguesia de São José, a qual pertencia ao município de Curitiba. Dia 8 de janeiro de 1853, houve a instalação do município de São José dos Pinhais e posse dos primeiros vereadores. Ainda não existia a cidade de São José dos Pinhais mas a “Villa de São José dos Pinhais”. Dia 27 de dezembro de 1897 a vila recebe a categoria de cidade (Lei nº 259 do Estado do Paraná)”, descreve a historiadora.

Em relação a Curitiba, a formação curitibana como comunidade e formação política da futura Capital aconteceu na mesma época. “No dia 29 de março de 1693 é instalada a “Villa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais”. A partir desta data Curitiba passa a ter uma Câmara Municipal com vereadores eleitos pela comunidade”, conclui Maria Marochi. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário