Publicidade

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Denúncia: Médica é demitida por não concordar com atitudes erradas de sua superior na UBS Cotia

São José dos Pinhais continua sendo província onde o coronelismo impera. 

A médica Thaís Pereira de Quadros, ex-funcionária da UBS Cotia e Agaraú, que se localizam na zona rural do município, foi demitida sem justa causa, após não concordar com atitudes da Coordenadora da UBS Cotia, Eva Aparecida Rocha.

A Médica afirma que após ela e a equipe ficarem cientes de atitudes erradas da Coordenação (impressão de material político na unidade, desvio do caminhão de Saibro da prefeitura apenas para eleitores, retirada de medicamentos da farmácia para distribuição nas casas em troca de votos para sua última e próxima candidatura a vereadora), iniciou no local uma série de atitudes de coação e de assédio moral por parte da chefia.


Em um dos últimos episódios, dia 07/04/2015, Thaís contraiu conjuntivite no trabalho, tentou ir trabalhar mesmo doente, e foi dispensada por sua coordenadora na Unidade Agaraú, e também pela médica da UBS Marcelino, Renata D’altoé de Luca. A jovem recebeu 4 dias de atestado, para evitar transmissão da doença para os colegas e pacientes. A coordenadoria do Cotia, ficou ciente da informação na mesma data, por parte da equipe do Agaraú, e por toda a equipe da própria unidade. Para a surpresa da médica, no dia seguinte, a coordenação agiu como se não soubesse de nada. “Soube que no dia 08/04/15 pela manhã, a Coordenadora Eva Aparecida, que chega antes de toda a equipe, não informou nenhum paciente sobre a minha doença, e inclusive distribuiu as senhas pra atendimento. Logo mais tarde, saiu na recepção falando em alto e bom som que a médica era irresponsável, tinha faltado, e não havia comunicado ninguém. Tenho provas de que minhas duas equipes, e inclusive ela, souberam no mesmo dia de todas as informações, disse a médica.


Olhos da médica Thais que contraiu conjuntivite no trabalho


Atestado da Médica Thais

Duas semanas após esse episódio, a secretaria ordenou que a terceirizada desligasse a médica. A Medcall Sul, empresa responsável pela contratação e demissão de médicos no município, informou que não sabia o motivo da demissão da funcionária, que a mesma não havia recebido nenhuma reclamação no tempo de trabalho, e que estavam seguindo ordens da Secretaria de Saúde de São José. 

Página do livro de registro - Clique na imagem para ampliar

A Equipe do Cotia nos informou que durante o período que Eva Aparecida Rocha coordena a unidade, passaram por lá 14 médicos, e a maior permanência de um profissional na região foi de 10 meses, da própria médica em questão. “É um absurdo um médico ser demitido, baseado apenas na vontade de uma Coordenadora, que por ser candidata a vereadora e ter um parente político, tem benefícios na prefeitura. Adoro a minha população, sou muito bem aceita, não possuo reclamações dos pacientes, e gostaria de trabalhar lá por muito tempo. Saúde da Família significa uma equipe integrada, bem aceita pela população, e principalmente sem rotatividade. Encontrei na Cotia uma população muito receptiva, uma equipe sensacional, mas que acaba sendo coagida por atitudes maldosas de apenas 1 pessoa.” 

A aprovação da médica fica evidente quando vemos o documento que foi organizado pela população, com a arrecadação de 400 assinaturas para permanência da médica, em apenas 2 semanas.

Foi entrado em contato com alguns médicos que trabalharam no local, e a informação é sempre confirmada. Coação, assédio moral, desvio de medicamentos e uso da saúde pública em troca de votos.

“Que a minha saída sirva pra alguma coisa, e essa prática criminosa pare! A população não merece passar por isso. Agora fui ordenada a cumprir meu aviso prévio na UBS Martinópolis, a fim de que eu não conte para os pacientes, o real motivo da minha saída.”

Conversamos com alguns moradores do local, Luiz Purkott, Antonio Camilo e Liliane Odete Moro, e todos afirmam que a comoção local é grande para a manutenção da médica e retirada da Coordenadora “Cida”. “Estamos unidos, e faremos de tudo para ela não sair, queremos justiça!” diz Sr. Purkott.

Depois de tudo isso exposto, podemos concluir que o Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, está transformando as unidades de saúde da cidade em “currais eleitorais”, que tem como objetivo fazer com que os atendimentos médicos convertam-se em votos, ou isso não é do conhecimento dele?

E depois de todas essas denúncias, vamos esperar para ver qual será a forma de censura que será aplicada a esse blog por exercer o direito de informar a população.

3 comentários:

  1. Quero alerrtar que esta situação tambem acontece nas escolas do municipio,vamos trabahar srs secretarios e fazer juz ao salario pomposo que vcs recebem.

    ResponderExcluir
  2. Como pode não saber se é o prefeito? Investigue que vai encontrar muito mais coisas...

    ResponderExcluir