Publicidade

terça-feira, 12 de maio de 2015

Greve dos servidores de São José dos Pinhais atinge quase 80% dos serviços, diz sindicato

Greve começou nesta terça-feira e afeta serviços de São José dos Pinhais – Foto: Sinsep

Os servidores municipais de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, entraram em greve nesta terça-feira (12) por tempo indeterminado. A paralisação foi deliberada numa assembleia na sede do sindicato dos servidores (SINSEP), depois da categoria analisar a resposta do prefeito Luiz Carlos Setim sobre a pauta. Os servidores alegam que, além de não atender inteiramente nenhum dos pontos, a Prefeitura apresentou uma proposta de reajuste considerada inaceitável. A proposta salarial é de reposição da inflação (8,34%) parcelada em duas vezes (uma para junho, outra para novembro). A proposta aprovada pela categoria em assembleia é de 12%.

De acordo com o sindicato, até às 9 horas cerca de 80% dos servidores já teriam aderido à greve. “Estamos com quase 80% dos servidores parados. As Unidades de Pronto Atendimento já estão organizando escalas para emergências apenas. O movimento também afeta as escolas e os CMEIs e até o final da manhã teremos um balanço da adesão. A Guarda Municipal ficou de nos dar uma resposta sobre o movimento nas próximas horas”, diz a secretária-geral do Sinsep, Valquiria Teixeira, em entrevista à Banda B.

A Prefeitura, segundo o SINSEP, também rejeitou a possibilidade de inclusão das educadoras e atendentes de creche no quadro do magistério. O prefeito alega problemas burocráticos para realizar a inclusão. Para a categoria, os trabalhadores precisam ter seus direitos respeitados (como a hora-atividade e a aposentadoria especial). Os servidores cobram uma posição efetiva do prefeito. “Tanto o retorno da Licença Prêmio, quanto a regulamentação do regime de escalas, como também o processo de reenquadramento das carreiras municipais. São pautas urgentes que a gestão adia, marca data futura e não encaminha de modo satisfatório”, diz o sindicato em seu site.

Outro lado

A Prefeitura de São José dos Pinhais divulgou nota em que lament a decisão dos servidores de entrarem em greve e diz que mantém um canal permanente de negociação. Segue a nota na íntegra:

“A Prefeitura de São José dos Pinhais torna público que mantém permanente mesa de negociações com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep) no sentido de promover os avanços e as melhorias que a categoria reivindica.

Nos anos de 2013 e 2014, os Servidores Públicos de São José dos Pinhais somam conquistas importantes, tanto na valorização salarial, quanto em benefícios e melhores condições de trabalho.

No campo salarial, tomando por base as inflações dos anos de 2013 e 2014, os servidores de São José dos Pinhais tiveram, além da reposição da inflação, ganho real de 5,82%, e também valorização no Auxilio Refeição, que no início de 2013 era de R$ 338,80 por mês e agora em 2015, conforme Proposta da Administração, esse valor será de R$ 500 – representando um reajuste de mais de 47 % em três anos.

Ainda no campo Salarial, a Administração apresentou na última reunião com o Sinsep, ocorrida no dia 8 de maio, proposta de reajuste de 8,34%, conforme os índices de inflação. A Administração Municipal de São José dos Pinhais lembra o difícil momento econômico que o Brasil atravessa, com demissões em importantes setores produtivos, queda de produção, queda no consumo e consequente queda na arrecadação nas esferas Federal, Estaduais e Municipais.

Mesmo assim, com uma gestão austera e com equilíbrio das contas, respeitando todos os índices legais de investimentos em setores como saúde e educação, a Prefeitura de São José dos Pinhais mantém a regularidade em todos os seus compromissos, incluindo o pagamento de Salários e Benefícios em dia, quando muitas prefeituras do Paraná e do Brasil estão recorrendo a empréstimos para honrar esses pagamentos.

Ainda sobre a Mesa de Negociações com o Sinsep, a Prefeitura mais uma vez lamenta a tomada de decisão de Greve, pois está cumprindo os compromissos assumidos com o Sindicato, a exemplo da implantação da Licença Prêmio, cujo projeto está sendo encaminhado ao Legislativo; regulamentação da Hora Atividade, das Escalas, do Reenquadramento e de outras pautas que estão sendo trabalhadas em conjunto com o Sindicato.

A Administração Municipal mantém o propósito das negociações e aguarda uma contraproposta do Sindicato.

A Prefeitura irá se posicionar perante a Greve decretada, uma vez que não interrompeu as negociações que estavam em curso e foi além, oferecendo Reajuste Salarial e dando sequência no atendimento das pautas sindicais.”, encerra a nota.

Fonte: Banda B

0 comentários:

Postar um comentário