Publicidade

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Japoneses e descendentes, mais aikidoistas, celebram a imigração entre São José dos Pinhais e Japão. Exposição no Shopping São José também traz imagens do Aikido, arte marcial tradicional que preza a não violência, porém, com extrema eficiência nas imobilizações.

Visitantes da exposição seguiram os três vivas de Banzai da Família Atsumi

No dia 07 de junho, completam-se 18 anos, desde que o imperador do Japão, Akihito, acompanhado da imperatriz Michiko, veio a São José dos Pinhais. A visita à residência da Família Atsumi foi a única na história do Brasil em que a Família Imperial esteve em uma casa de japoneses e descendentes. A cidade metropolitana e o Japão são muito mais próximos do que a distância de mais de 20 mil quilômetros. É o que propõe a exposição A Cultura Japonesa e 10 Anos do Aikido São José dos Pinhais, aberta ontem (21). A proposta inédita estará no Shopping São José (Piso L2) até 07 de junho, com entrada gratuita. 

A iniciativa também contempla o Hana Matsuri (festival japonês), painel com cães e gatos orientais e fotografias em preto e branco do Aikido Keiko Dojo São José dos Pinhais, grupo que completa uma década no município. Acompanhados dos aikidoistas, integrantes da Família Atsumi prestigiaram o coquetel de lançamento.

“Quando recebemos a Família Imperial foi um dia inesquecível e esta linda exposição mantém viva as nossas lembranças”, diz Yoshio Atsumi, que foi o responsável na época por acompanhar o casal imperial e explicar na lavoura sobre o plantio de alfaces. Com os pais e irmãos, Yoshio veio do Japão em 1959. Ele esteve na abertura ontem acompanhado da esposa, Satie Atsumi. 

“Com o tempo, fomos nos acostumando com este fato pois entramos para a história. Os representantes do Consulado do Japão falaram que a escolha da família que receberia o imperador tinha sido bem criteriosa. Se meus familiares foram escolhidos, neste caso inédito no Brasil, temos que nos orgulhar. Parabéns ao grupo de Aikido por esta importante exposição”, comenta Marcelo Atsumi, que, ao lado de irmão e primos, representa a terceira geração em São José dos Pinhais. 

“Somos praticantes do Aikido que é uma arte marcial que continua em evolução quanto ao desenvolvimento da técnica, porém, mantendo tradições dos aikidoistas do Japão. Portanto, comemorar uma década na cidade com os japoneses e descendentes tem tudo a ver com a nossa proposta cultural”, fala Lincoln Ferreira, militar da reserva, ex-boina azul da Força de Paz da ONU, e o sensei 4º DAN do Keiko Dojo. 

Contato: 9905-8962. Facebook: Keiko Dojo – Aikido, www.aikidokeikodojo.com.br, e-mail aikidosaojose@hotmail.com. 

Patrocínios Exposição Cultura Japonesa e Aikido
Vip Vet Clínica Veterinária 24h; Schultz Assessoria e Corretora de Seguros; Top Level School; Bem Estar Centro de Beleza; e Mídia Motors. Assessoria de Imprensa PautaSJP.com.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário