Publicidade

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Instituto de SJP trabalha no desenvolvimento da robótica

Tecnologia é usada para capacitação em treinamentos da área e realização de convênios técnico-científicos com universidades, fundações e centros de pesquisas 


Atividades de estudo e qualificação acontecem na PUC-PR/SJP

O Instituto Avançado de Robótica (IAR) trabalha em São José dos Pinhais, no campus são-joseense da PUC-PR, com a capacitação de pessoas por meio de treinamento e consultorias em uma área da engenharia mecânica que representa a tecnologia mais avançada, a robotização. No caso da produção de carros, São José dos Pinhais é o terceiro pólo de montadoras do País, puxado com as marcas Renault/Nissan e Volkswagen, em que não faltam robôs nas linhas de produção.

As ações do IAR incluem a propagação do conhecimento em uma unidade móvel, criada no ano de 2014, em uma carreta constituída de duas salas de aula, com capacidade para 12 alunos cada. 
Com o caminhão, as qualificações em robótica podem acontecer no pátio das empresas. Segundo a coordenadora de projetos, Caroline Sbrissia, o IAR busca mais parcerias. “Atuamos na consultoria e desenvolvimento de áreas como mecatrônica e automação, a programação de robôs industriais e homologação de células em robótica, entre outras atividades tecnológicas”, diz Caroline Sbrissia. 

Especificações técnicas unidade móvel: 
célula robótica tipo ABB modelo IRB-120; e célula robótica tipo KUKA, modelo Agilus Six KR 6 R900. 

Informações:
www.iar.eng.br. 
Filial – 1: PUC-PR
Rodovia BR 376 - Km 14
Bairro Cruzeiro, São José dos Pinhais/PR 
Telefone: (41) 4042-5540

Contato Matriz – IAR
Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 945
Bairro Planalto, São Bernardo do Campo/SP
Telefone: (11) 3280-6940

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário